Privacy Policy

PAESTUM

Uma das grandes surpresas ao viajar para o sul da Itália é visitar Paestum, uma cidade com a arquitetura da antiga Grécia em plena região da Campanha italiana e com uma preservação maior do que muitos sitios arqueológicos no território grego.

A cidade foi fundada no fim do século VII a.C. por colonos de Síbaris, e foi originalmente chamada de Posidônia, porque foi dedicada a Poseidon (o Netuno dos romanos) deus do mar.

Sua importância está nas ruínas que preservou parte da história em um espetacular sítio arqueológico:

– Templo dedicado a Hera – o templo mais antigo de Paestum, construída em 550 a.C. e chamada de Basílica no século XVIII por um erro ao usar o termo que os romanos usavam para um edifício com a finalidade civil e não religiosa como foi criado.

– Templo de Poseidon construído em torno de 450 a.C., portanto contemporâneo ao Parthenon de Atenas.

– O muro da Cidade – com cerca de 5 quilômetros com altura de 15 metros e com espessuras variadas, internamente possuía um fosso e com torres de observação.

– A Via Sacra – passa pela área dos templos, a estrada teve o traçado feito pelos gregos, mas pelas características foi pavimentada pelos romanos.

– Foro – Percorrendo a Via Sacra chega-se ao Foro, grande praça, circundada de pórticos, monumento e edifico de grande importância para a vida publica e comercial da cidade.

– Templo Itálico – edifício da época romana, de 200 a.C. este é um pequeno templo romano e se diferencia do templo grego porque está na posição Norte Sul e pela entrada somente por uma porta. Deve ter sido dedicado a três deuses: Júpiter, Juno e Minerva.

– Teatro Grego – construído em forma circular e depois cortado na época romana, ficando em forma de arco.

– Anfiteatro – atualmente a estrada moderna o corta em dois, de origem romana era destinado sobretudo a luta dos gladiadores com feras. De forma oval.

– Ginásio – localizado no lado norte do Foro, tinha uma grande piscina no centro, usada para treinar atletas nadadores. Tem uma estranha construção e pilastras ocupam parte da piscina para o treino de nado submerso. Algumas vezes era usado como palco, com um tablado de madeira por cima.

– Templo de Ceres – pela sua construção e característica foi construído em homenagem a Atenas (que os romanos chamavam de Minerva). Construída em torno de 500 a.C.

– Ruínas de termas particulares e publicas, comércio e casas podem ser apreciados e imaginar o sistema de vida da antiguidade.

No Museu Arqueológico de Paestum, que fica em frente ao Anfiteatro, separados somente pela estrada moderna, encontram-se as cerâmicas antigas e os túmulos gregos.

Sem duvida uma boa surpresa e um excelente aprendizado de época e da arquitetura tanto na sua estrutura, como no uso e costumes de uma época clássica da antiguidade.