Privacy Policy

ERCOLANO

Menos conhecida e melhor preservada que Pompei, a antiga cidade de Ercolano também foi coberta pela lava do Vesúvio durante a erupção do ano 79 d.C. A cidade romana, com seus banhos públicos, fontes de mármore, vilas e casas, mostra um pouco da vida há quase dois mil anos atrás.

A localização deslumbrante de Ercolano, espremida entre o mar e o Monte Vesúvio, revelou-se uma armadilha mortal. Ao contrário de Pompei – cujo destino era um enterro lento por cinzas e pedra-pomes – Ercolano foi engolida rapidamente por lava quente. A escoada lávica “enterrou” a cidade debaixo de uma camada espessa

, que endureceu e formou um muro impenetrável, uma verdadeira cápsula do tempo. As primeiras escavações foram feitas somente no século XVIII, quando a velha cidade já tinha sido parcialmente recoberta pela moderna Ercolano.

Apesar dos perigos, foi explorada por meio de túneis escavados na rocha. Entre as descobertas desta escavação, se destacam uns 1800 pergaminhos encontrados na Villa dei Papiri, a única biblioteca do antigo mundo greco-romano que sobreviveu na idade moderna.

Uma parte da antiga Ercolano ainda está enterrada, e as escavações continuam.